A ABRAP utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação, você pode ajustar suas preferências clicando em uma das opções abaixo:
Para maiores informações acesse: Política de Privacidade e Política de Cookies

Logotipo Abrap

Associação Brasileira de Apoio
às Prefeituras e Câmaras Legislativas

Notícias na Abrap

Dez escolas municipais de Curitiba vão participar de programa nacional

Dez escolas municipais de Curitiba vão participar de programa nacional

Farol do Saber e Inovação

Dez escolas da rede municipal de ensino vão participar do programa Escolas Criativas, que busca incentivar práticas pedagógicas inovadoras, criativas e inclusivas para crianças de 6 a 12 anos. 

Os nomes das unidades foram divulgados nesta sexta-feira (13/8). Farão parte do programa as escolas municipais CEI Professor José Cavallin (Regional Bairro Novo), CEI Anísio Teixeira (Boa Vista), CEI David Carneiro (Boqueirão), CEI América da Costa Sabóia (CIC), Omar Sabbag (Cajuru), Caramuru (Matriz), Tomaz Edison Vieira (Pinheirinho), Campo Mourão (Portão), Vinhedos (Santa Felicidade) e Margarida Orso Dalagassa (Tatuquara).

O Escolas Criativas, articulado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), tem apoio da Fundação Lemann e da Lego Foundation. A rede municipal foi selecionada em junho para participar do programa pelos próximos quatro anos.

O Escolas Criativas pretende beneficiar, em todo país, 500 mil crianças, com soluções inovadoras que ajudem a tornar a educação mais criativa, colaborativa e inclusiva em redes públicas de ensino do Brasil.

As propostas das unidades interessadas em participar foram avaliadas por uma comissão técnico-pedagógica, com representantes da Secretaria Municipal da Educação e dos dez Núcleos Regionais.

Mão na massa

Realizada desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, com oficinas maker nos Faróis do Saber e Inovação, Faróis Móveis e ações em salas de aula, a aprendizagem criativa é uma realidade consistente na rede municipal de ensino de Curitiba.

Em abril, a Secretaria Municipal da Educação deu mais um passo para manter essa dinâmica nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) ao assinar Termo de Cooperação Técnica com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, via Fundação Lemann, para a adoção sistêmica da aprendizagem criativa no município. Isso significa que as ações desenvolvidas nas unidades manterão a linha do 'faça você mesmo', estimulando crianças e estudantes a pensar e a resolver problemas e questões do dia a dia e de suas comunidades, como os projetos desenvolvidos nos faróis.

Fonte: Secretaria de Comunicação - Prefeitura de Curitiba