A ABRAP utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação, você pode ajustar suas preferências clicando em uma das opções abaixo:
Para maiores informações acesse: Política de Privacidade e Política de Cookies

Logotipo Abrap

Associação Brasileira de Apoio
às Prefeituras e Câmaras Legislativas

Notícias na Abrap

Prefeito de SBC Orlando Morando visita BRT de BH para conhecer tecnologia

Prefeito de SBC Orlando Morando visita BRT de BH para conhecer tecnologia

Em visita técnica ao sistema de transporte expresso da Capital mineira, chefe do Executivo destaca agilidade e integração metropolitana do serviço que atenderá São Bernardo

Em mais uma visita técnica para analisar modelos de sistemas de transporte rápido por ônibus similares aos do BRT ABC, que atenderá moradores de São Bernardo, o prefeito Orlando Morando conheceu o BRT de Belo Horizonte, Minas Gerais, denominado MOVE. O modal, mais rápido e eficiente do que o transporte público urbano convencional, será implementado em São Bernardo até o fim de 2022, melhorando o deslocamento de moradores em direção à Capital paulista.

“O BRT de Belo Horizonte é um dos maiores do Brasil e tem uma aprovação alta pela população. Percorremos um trajeto de oito quilômetros, que anteriormente era realizado em 46 minutos e, agora, é feito em 12 minutos, ou seja, um ganho de mais de meia hora na viagem. Um sistema eficiente, moderno, e que faz com que o passageiro fique menos tempo dentro do transporte público. É exatamente o mesmo conceito do sistema que vamos implementar em São Bernardo, com agilidade e qualidade para a nossa população”, diz o chefe do Executivo.

Durante a visita técnica, realizada pela região central da Capital Mineira, o prefeito Orlando Morando pôde verificar de perto toda a estrutura do MOVE, que conta com rede de 23,1 quilômetros de corredores e transporta, diariamente, 500 mil passageiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte“Assim como o BRT ABC, o BRT de Belo Horizonte integra um conjunto de cidades de forma mais rápida e segura. No nosso caso, com o BRT, moradores de São Bernardo terão fácil acesso à Capital, onde haverá integração com o Metrô em apenas 20 minutos”, destaca.

Outra característica do BRT mineiro que estará presente no BRT ABC é o pagamento de tarifa de forma digital, o que garante a fluidez do sistema. O modal que atenderá a população de São Bernardo possibilitará pagamento antecipado, via QR Code ou pelo aplicativo de celular. “Fiz questão de conhecer mais esse modelo de BRT para mostrar para a nossa população que não estamos falando de apenas um corredor exclusivo, como é o caso do trólebus, ou de ônibus convencionais, mas sim de sistema mundialmente reconhecido por oferecer um deslocamento mais rápido e eficiente. O diferencial do BRT ABC será o uso de carros elétricos com ar-condicionado, acessíveis, silenciosos e não poluentes, articulados, além de terminais climatizados”, ressalta Orlando Morando.

Fonte: SECOM - Prefeitura de SBC